20/05/2011
20 de maio de 2011 a 25 junho de 2011
exposição + lançamento livro + projeto RUA
Artista: Marcelo Moscheta
superfície-mundo | MARCELO MOSCHETA
Na exposição superfície-mundo, a paisagem serve de contraponto para a mensuração do homem, um referencial externo que possa dar a exata medida do tamanho do eu. Idéia romântica que presta reverência às últimas grandes explorações do século XIX, onde os pólos do planeta e os cumes dos montes mais altos eram por certo, uma descoberta do lugar ao mesmo tempo que uma descoberta do limite próprio do homem. A relação do artista com a paisagem repousa numa tentativa primeira de construir um lugar ideal, uma imitação da natureza como retrato fiel das relações de perfeição e equilíbrio – abarcando assim, todas as possibilidades de entender um local, não somente por meios sensíveis como o desenho ou a fotografia, mas através de formas científicas de se entender Lugar: latitude, longitude, altitude, cálculos matemáticos e referências técnico/científicas. Os mistérios da força que age em segredo na natureza são recriados, por vezes de maneira brutal, outras, de forma delicada e quase imperceptível, num ato de compreender de maneira integral a matéria da qual somos formados.
Moscheta também apresentará uma vídeo-instalação no cine-caverninha e realizará projeto inédito para o RUA (ruídos urbanos amplificados), na fachada externa do Ateliê Aberto
SOBRE O LIVRO
Ganhador do Prêmio Pipa em 2010, na categoria júri popular, Marcelo Moscheta é um dos artistas mais consistentes da atualidade. Agora, suas obras ganham edição especial em livro que leva seu nome, lançada pela BEI Editora com o patrocínio da Oi e apoio de Oi Futuro, Galeria LEmE e Iguatemi São Paulo.
No livro, a trajetória do artista é apresentada em imagens de suas obras, complementadas por ensaios críticos assinados pelo historiador de arte Emerson Dionisio e pelo curador e crítico de arte Ricardo Resende.
www.marcelomoscheta.art.br
© 2022 Ateliê Aberto | All rights reserved.
Deixe um comentário