04/05/2011
04, 05 e 06 de maio de 2011
Performance + workshop
Artista: Cristiano Rosa – Pan&tone [Porto Alegre / RS]
Local: Ateliê Aberto Produções Contemporâneas
06.05
<short lived like a butterfly> 18h – 23h
Com Cristiano Rosa
Cristiano Rosa apresenta performance audiovisual que utiliza instrumentos eletrônicos inéditos, frágeis e imprevisíveis, criados pela combinação de diversos materiais retirados de sucatas eletrônicas através da técnica de Circuit Bending. Estes dispositivos quando utilizados em conjunto geram sinais elétricos que atingem uma ampla faixa de frequências (sons audíveis até ultrassons). Dependendo da combinação destes sinais, localizar sua fonte torna-se impossível, pois o ambiente fica preenchido com essa massa sonora, que ressona em nosso corpo. Os aparatos são instáveis, algumas vezes podem simplesmente interromper seu funcionamento criando um risco constante durante a apresentação. Todos esses mal funcionamentos ou glitches, são incorporados na improvisação.
Workshop
Circuit Bending – O que é, o que faz e como se faz
Área de atuação: Audiovisual
Ministrante: Cristiano Rosa, aka Pan&tone
A oficina de Circuit Bending trata da reciclagem criativa de eletrônicos descartados, geralmente brinquedos, efeitos de guitarra, partes de computador, rádios, CD e K7 players portáteis e todo tipo de sucata eletrônica. Para isso investigamos as partes internas, criando pequenos curtos-circuitos, usando nosso próprio corpo como contato, adicionando fios, botões e interruptores criando algum controle desses curtos, dentro do circuito existente do dispositivo.
Carga horária e duração de cada encontro: 8 horas, 4 e 5 de maio, das 18h30 às 22h30
Público-alvo: artistas, designers, arquitetos, físicos, músicos, bailarinos, engenheiros e qualquer pessoa interessada em descobrir as práticas de Circuit Bending.
IMPORTANTE: Para essa prática nenhum conhecimento prévio de eletrônica é necessário.
Número de vagas: 20
Preço: R$ 250,00
Objetivos:
Criação de novos instrumentos eletrônicos audiovisuais.
Cristiano Rosa
Nasceu em Porto Alegre, Brasil, em 1973. Iniciou na arte experimental em 1989. A partir de 2005 ele começou sua pesquisa em Circuit Bending, Hacking Hardware e novas formas de produção de áudio e vídeo em dispositivos construídos. Criou em 2007 o grupo Circuit Bending Brasil, para incentivar o intercâmbio de informações e projetos relacionados. Participou de festivais como: File, Artemov, Mobile Fest e Virada Cultural no Museu da Imagem e do Som.
Em 2010 participou do Festival Fobia e foi selecionado como artista
residente no Projeto-Laboratorio Chimbalab, em Santiago, Chile. Iniciando,
no mesmo ano, com artistas chilenos e argentinos o projeto chamado
Sudamerica Experimental. Foi selecionado para o Piskel Festival 2010, em Bergen, Noruega e para o Pixalache em Helsinki, Finlândia, onde realizou oficinas e concertos. Em 2011 participou do Festival Bogotrax, em Bogotá e no Museu Antioquia em Medelín, Colômbia.
Desde 2007 suas oficinas atingiram mais de 1200 participantes, em 15 estados brasileiros e 9 países.
Site e/ou links:
http://panetoneprojects.blogspot.com/
http://soundcloud.com/panetone
http://vimeo.com/panetone/videos
http://www.youtube.com/user/etonepan
http://www.flickr.com/photos/panetone/collections/72157604397059093/
Local
Ateliê Aberto Produções Contemporênas
Rua Major Sólon, 911 Cambuí 13024-091 Campinas SP Brasil
contato@atelieaberto.art.br | 55 19 3251-7937
© 2021 Ateliê Aberto | All rights reserved.
Deixe um comentário