PHH_7

Poemas aos homens do nosso tempo (HD) | 10’01”

01/06/2013

 

O projeto Poemas aos homens do nosso tempo partiu do encontro de cinco artistas (Adir Sodré, Divino Sobral, Nazareno, Paulo Meira e Thiago Martins de Melo) com a obra de Hilda Hilst, especificamente o conjunto de poemas de mesmo título presente no livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” (1974). Após a residência dos artistas no Ateliê Aberto e no Instituto Hilda Hilst, o projeto realizou uma exposição e uma publicação.

Como quarto ato desse processo, foi realizado um vídeo a partir da experiência do encontro dos artistas, equipe e obra da escritora. Em sua agenda pessoal de 1973, Hilda Hilst descreve o nascimento de uma árvore na palma da mão esquerda de um homem e ainda dizia que após sua morte, sua presença iria se manifestar na da cor vermelha. Partindo do processo de pesquisa, de trechos do livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” (1974) e da experiência do projeto como um todo, surgiu esse vídeo que traz a tona a potência do encontro como criação e do entrelaçamento da literatura com as artes visuais.

para Adir Sodré, Divino Sobral, Nazareno, Paulo Meira e Thiago Martins de Melo, os homens do nosso tempo.

Ficha técnica

roteiro e vídeo
_Henrique Lukas

performance e voz off
_Jurandy Valença

colaboração
_Ana Luisa Lima, Daniela Brilhante, Maíra Endo e Samantha Moreira

música
_gurdonark – Snow Geese at Hagerman Wildlife Prese

*os textos da narração em off são uma edição livre de trechos retirados do livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” (1974) de Hilda Hilst.
realização
_Ateliê Aberto e Instituto Hilda Hilst

patrocínio
_Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais (9a edição)
_Fundação Nacional das Artes
_Ministério da Cultura
_Governo Federal Brasil

campinas, 2013.

Caso o sua internet não consiga carregar o vídeo, assista no link: https://vimeo.com/71546330

Poemas aos homens do nosso tempo.


Deixe um comentário