01/06/2013
O projeto Poemas aos homens do nosso tempo partiu do encontro de cinco artistas (Adir Sodré, Divino Sobral, Nazareno, Paulo Meira e Thiago Martins de Melo) com a obra de Hilda Hilst, especificamente o conjunto de poemas de mesmo título presente no livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” (1974). Após a residência dos artistas no Ateliê Aberto e no Instituto Hilda Hilst, o projeto realizou uma exposição e uma publicação.
Como quarto ato desse processo, foi realizado um vídeo a partir da experiência do encontro dos artistas, equipe e obra da escritora. Em sua agenda pessoal de 1973, Hilda Hilst descreve o nascimento de uma árvore na palma da mão esquerda de um homem e ainda dizia que após sua morte, sua presença iria se manifestar na da cor vermelha. Partindo do processo de pesquisa, de trechos do livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” (1974) e da experiência do projeto como um todo, surgiu esse vídeo que traz a tona a potência do encontro como criação e do entrelaçamento da literatura com as artes visuais.
para Adir Sodré, Divino Sobral, Nazareno, Paulo Meira e Thiago Martins de Melo, os homens do nosso tempo.
Ficha técnica
roteiro e vídeo _Henrique Lukas
performance e voz off _Jurandy Valença
colaboração _Ana Luisa Lima, Daniela Brilhante, Maíra Endo e Samantha Moreira
música _gurdonark – Snow Geese at Hagerman Wildlife Prese
*os textos da narração em off são uma edição livre de trechos retirados do livro “Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão” (1974) de Hilda Hilst.
realização
_Ateliê Aberto e Instituto Hilda Hilst
patrocínio _Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais (9a edição) _Fundação Nacional das Artes _Ministério da Cultura _Governo Federal Brasil
campinas, 2013.
Caso o sua internet não consiga carregar o vídeo, assista no link: https://vimeo.com/71546330
Poemas aos homens do nosso tempo.
© 2021 Ateliê Aberto | All rights reserved.
Deixe um comentário