capa1_3v8

MÓDULO I – CIDADE | CÓDIGO ABERTO

08/04/2014

O coletivo SHN inaugurou a primeira etapa do projeto Código Aberto. Durante quinze dias o coletivo permanece em residência no Ateliê Aberto, onde promove  a participação do público através da abertura do seu processo de criação e produção. Nesse período, a galeria do Ateliê Aberto será tomada pelo estúdio do coletivo, onde todo o projeto, que contempla uma exposição, uma intervenção na fachada e ações multidisciplinares, será desenvolvido de forma colaborativa. Como parte desse processo, SHN propõe dois workshops gratuitos e abertos ao público. Na abertura da exposição e da intervenção na fachada do espaço, o coletivo assume o sonZeira com uma proposta audiovisual.

Ainda nesse módulo, durante o período de visitação da exposição, Alejandro Haiek (Venezuela) e Francisca Caporali (MG) realizam a curadoria do CineCaverninha, uma seleção de vídeos que busca discutir a cidade. Os dois curadores também participarão de uma conversa aberta com o público.

RESIDÊNCIA

SHN (coletivo convidado)

24 de março – 08 de abril

WORKSHOPS

Serigrafia com SHN

31 de março, 01, 02 e 03 de abril | 15h – 19h

O participante irá acompanhar o processo de criação do coletivo SHN, produzindo coletivamente, nas ruas e dentro do Ateliê Aberto, o contéudo da exposição que inaugura no dia 7 de abril. Um mapeamento colaborativo do entorno do espaço será realizado através do uso de fotografia e peças impressas em serigrafia. O programa do workshop envolve também técnicas de produção de sticker, tratamento e apropriação de imagem, fotolito, revelação e impressão.

gratuito 

vagas: 15 pessoas

perfil: acima de 16 anos

duração: 16 horas

inscrição: inscricao@atelieaberto.art.br

Mapping com Vj Ortega

02 e 03 de abril  | 15h – 19h

Neste workshop serão abordados os métodos e ferramentas de produção de video mapping – técnica de projeção em superfícies irregulares que através de mapeamento da arquitetura, corpos e objetos, o artista pode controlar e desenhar a luz da projeção. Apresentando os softwares Modulo8 e MadMapper, os participantes irão mapear um cenário criado especialmente para o workshop.

gratuito

vagas: 5 pessoas

perfil: designers, artistas visuais, ilustradores e interessados

duração: 8 horas

inscrição: inscricao@atelieaberto.art.br

EXPOSIÇÃO, PROJETO RUA e SONZEIRA

ABERTURA

07 de abril | 19h – 22h

entrada gratuita

sonZeira: SHN

Visitação da exposição: seg a sex | 14h -19h | 08 de abril – 23 de maio

Para agendamento em outros horários e dias: atendimento@atelieaberto.art.br

CINECAVERNIHA

24 e 25 de abril

Curadoria: Alejandro Haiek (Venezuela) e Francisca Caporali (MG)

Conversa aberta com os curadores: 25 de abril

SHN (1999. Americana e São Paulo)

Coletivo de arte urbana formado por André Ortega, Daniel Cucatti, Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos, Marcelo Fazola e Rogério Fernandes (CDR). Multidisciplinar, o grupo reúne artistas de rua com atuações diversas como música, arquitetura, tatuagem e vídeo-produção. O estúdio da cidade de Americana funciona como base para as ações do coletivo, que vão desde a produção de posteres, adesivos, camisetas, produção de vídeo, eventos, festas, cenários e exposições. SHN trabalha com ícones universais, re-significando o conceito de logotipo e marca. Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias, atravessam a discusão proposta pelo coletivo. Tiveram trabalhos expostos no Museu de Arte Contemporânea de Americana (2004), no Memorial da América Latina (2006), na Galeria Choque Cultural (2012), no Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte (2013), no projeto Huellas del Arte em Maracay, Venzuela (2012) e na Fundação Brasilea, em Basel, Suiça (2011).

http://shn2012.tumblr.com/

Tags:, , , , , , ,


Deixe um comentário