winter_roberto-revolution_institution-frame

Horàrio Polìtico (Obrigatòrio)

30/10/2014

CÓDIGO ABERTO
MÓDULO III – TECNOLOGIA
outubro, novembro e dezembro de 2014

CineCaverninha
HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO)
curadoria Marcio Harum * (SP)

Exibido em duas sessões, o programa HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO) apresenta em sua primeira parte vídeos em que artistas e realizadores protagonizam fisicamente situações de conflito e momentos de negociação nada apaziguadores a propósito de marcantes acontecimentos sócio-políticos ao longo das profundas transformações sofridas nas ultimas décadas pela sociedade civil brasileira. Sob registros diretos da voz do povo nas ruas, estão incluídos nesta seleção alguns trabalhos esclarecedores sobre temas atuais como as campanhas eleitorais, a presença das forças armadas no país, e até o cotidiano do Congresso Nacional no Distrito Federal as vésperas da votação da Emenda das Diretas em 1984. Na segunda parte do programa, a compilação reúne em tom de ensaio assuntos que confirmam condições de soberania diante do poder, e sua decorrente aplicação bioética no sentido das práticas públicas, revoltas anticapitalismo, passando desde processos históricos no âmbito das crises econômicas sul-americanas recentes às hipóteses de formação das grandes manifestações em apoio ao Movimento Passe Livre por todo o Brasil em junho de 2013. Este programa defende visualmente a preservação da memória política como tecnologia a serviço dos valores humanos.

04 - Brazil-2014 - What do you know about

SESSÃO 1
31 de outubro – das 19H às 22H30
Conversa Aberta com Marcio Harum

HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO) – I

Leandro Nerefuh – Campanha PPUB 2015 (2014) 02:25
Campanha eleitoral de apresentação do projeto de consciência política do PPUB 2015 (Partido Pela Utopia Brasileira).

Rita Moreira – She has a Beard (1975) 25:54
Intenções que importavam ao movimento feminista são discutidas neste documento de época, como o engajamento contra a política de aparências e questões socialmente emancipatórias de gênero.

Olhar Eletrônico (Marcelo Tas e Fernando Meirelles) – Varela no Congresso (Ernesto Varela, o repórter) (1984) 13:43
Cobertura da votação da emenda pelas eleições diretas no Congresso Nacional em Brasília, 1984, quando os partidos que apoiavam o governo militar boicotaram a sessão, evitando naquele instante o processo de redemocratização.

Léo Ayres – Operação: Camuflagem (2007) 06:27
Uma premiação artística concedida quase como mérito militar é posta a prova a partir de uma análise mais apurada dos fatos e pela inclinação sugerida da obra de arte em exibição.

Glauber Rocha entrevista Brizola no Programa Abertura da TV Tupi (1979) 07:30
O cidadão Brizola é entrevistado para o programa televisivo Abertura, veiculado pela TV Tupi entre 1979 e 1980. São tratados diversos assuntos do cenário daquele momento: futuro democrático, organização sindical, reforma agrária, cultura e futebol.

Rita Moreira – BRAZIL 2014, what do you know about? (2014) 16:57
Enquete sob o formato de pesquisa de opinião pública nas ruas de Nova York em que transeuntes são abordados com indagações a respeito da imagem recente do Brasil no exterior.

05 -  Roberto Winter - Revolution Institution

SESSÃO 2
01 de novembro – das 16H `as 18H

HORÀRIO POLÌTICO (OBRIGATÒRIO) – II

Roberto Winter – Revolução instituição (segundo esboço) (2014) 13:00
Genealogia da identidade coletiva Anonymous, que tem por símbolo a máscara de Guy Fawkes, associada internacionalmente as redes de ativistas e hackers, e utilizada em protestos na internet ou demonstrações civis de massa.

Sebastian Diaz Morales- Lucharemos hasta anular la ley (2005) 10:40
Imagens em negativo acerca das manifestações sociais-políticas e a violenta repressão de estado ocorridas em Buenos Aires no início dos anos 2000.

Gabriela Golder – COWS/VACAS (2002) 04:34
Cenas de um acidente rodoviário em Rosário, Argentina, em que cidadãos tomam de assalto a carga transportada na carroceria de um caminhão.

Glauber Rocha – Maranhão 66 (1966) 10:18
Curta-metragem documental em tom de reportagem sobre a posse do primeiro mandato do governador José Sarney no Maranhão, dois anos após o golpe militar de 1964.

León Ferrari e Ricardo Pons – Casa Blanca (2005) 03:15
Experiência com a imagem em movimento de forte caráter anti-imperialista, sob inspiração dos filmes de horror de monstros e invasões alienígenas.

* Marcio Harum é curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo. Realizou em 2014 a seção #SoloProjects Focus Latinoamérica da ARCOmadrid, a mostra POSIÇÃO AMOROSA na galeria Jaqueline Martins e uma exibição com projetos inéditos do artista Hudinilson Jr. na 31a Bienal de São Paulo, chamada “Zona de Tensão”. Integra o grupo de crítica da Temporada de Projetos do Paço das Artes e a comissão nacional da 5a edição do Prêmio CNI- SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Vive em São Paulo.

Ateliê Aberto
www.atelieaberto.art.br
atendimento@atelieaberto.art.br
+55 19 3251 7937
Rua Major Solon, 911 – Cambuí
CEP 13024-091| Campinas – SP – BR

versoes_minc-gf

Tags:,


Deixe um comentário