Espaço Ateliê Aberto

Criado em 1997 e antes voltado exclusivamente para as artes visuais e o design gráfico, hoje o Espaço Ateliê Aberto – organismo cultural inter-dependente – ampliou seu escopo e busca fomentar e difundir a cultura contemporânea em geral. Entende-se que boa parte da produção atual contrói-se sobre plataformas multidisciplinares, onde as linguagens se intercalam, se sobrepõem, compõem, fundem.

O Espaço Ateliê Aberto é reconhecido pela continuidade e consistência de sua programação, seu compromisso com processos experimentais, idealização de projetos inovadores e trabalho de cooperação que estabelece com diversos atores, movimentando a cena cultural na cidade, envolvendo os artistas locais e trazendo artistas de outras cidades/estados do Brasil e estrangeiros. Desde 2000, foram realizadas mais de 90 eventos no espaço do Ateliê, dentre exposições, intervenções, performances audiovisuais e muscais, conversas abertas, workshops e cursos.  Participamos de mais de 50 projetos externos, ora como idealizador e produtor, ora como coletivo de artistas. Envolvemos nos projetos internos e externos mais de 350 artistas.

Em 2010, foi dado um passo importante ao abrirmos as portas de nossa sede própria, ampliando o espaço expositivo e biblioteca, criando uma nova área de convívio, um espaço multiuso (para conversas abertas, exposições, performances audiovisuais e musicais), estrutura para residências artísticas, o cine-caverninha (sala de projeções), um agradável jardim e a fachada do espaço, que hospeda o projeto RUA [ruídos urbanos amplificados].