DEJUS_-_18

ATELIÊ ABERTO COMPLETA 18 ANOS EM CAMPINAS

04/06/2015

Em comemoração dos seus 18 anos, Henrique Lukas, Maíra Endo e Samantha Moreira propõe um mergulho na história do espaço independente em atividade mais antigo do Brasil. Fundado em 1997, o Ateliê Aberto, com sede em Campinas (SP), se tornou uma referêcia de projetos experimentais no país, com mais de 200 projetos dentro e fora da cidade, promovendo o intercâmbio de mais de 700 artistas, curadores e pesquisadores.

 METADADOS é um conjunto de ações que busca investigar e revisitar  a memória do Ateliê Aberto.

Os metadados são marcos ou pontos de referência que permitem circunscrever a informação sob todas as formas, pode se dizer resumos de informações sobre a forma ou conteúdo de uma fonte. O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo nos informar sobre eles para tornar mais fácil a sua compreensão.

Partindo da premissa de que a memória é um arquivo vivo, este processo arqueológico de levantamento de dados pretende ir além: gerar desdobramentos, novas articulações entre as obras, projetos e agentes que compõem os 18 anos de história do espaço, completados em 2015. Sem compromisso cronológico e factual, ressoam os ecos da memória de cada um, entrelaçando antigas a novas reflexões a cerca do passado e do presente.

 A partir de uma escavação feita pela artista e pesquisadora Marina Pinheiro nos armários e arquivos físicos e digitais do espaço, foram compilados conteúdos que serão o ponto de partida de uma residência editorial de 15 dias com a artista, crítica e pesquisadora Ruli Moretti. Os coordenadores do Ateliê Aberto, Henrique Lukas, Maíra Endo e Samantha Moreira e a residente formarão o corpo editorial que tem a missão de identificar e revelar os metadados e dar forma a uma publicação impressa que será lançada no final do ano de 2015. Durante a residência, no dia 15 de junho, Ruli Moretti participa de uma conversa aberta com o público sobre a publicação e a pesquisa do espaço.

_DSC0419

 No dia 8 de junho é a abertura da exposição Metadados, comemorativa dos 18 anos de história. O espaço foi ocupado por um recorte da coleção do Ateliê Aberto, formada por obras de diferentes suportes presenteadas pelos muitos artistas (internacionais e nacionais) que por aqui passaram ao longo dos anos. O público também poderá assistir aos vídeos que fizeram parte das mostras do CineCaverninha e ainda mergulhar na memória do espaço através dos painéis realizados pela pesquisadora Marina Pinheiro. O sonZeira acontece na abertura com DJs convidados e parceiros dessa trajetória de 18 anos do espaço. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

SERVIÇO

Residência

com a crítica, artista e pesquisadora Ruli Moretti

1 a 15 de junho – aberta a visitação

ExposiçãoMETADADOS”

Abertura

08 de junho de 2015 | 19h às 22h

com projeto sonZeira

entrada gratuita

 

Visitação da exposição

09 de junho a 08 de julho de 2015

de segunda e terça das 11h às 15h

quarta, quinta e sexta das 16h às 20h

entrada gratuita

Para agendamento em outros dias e horários: atendimento@atelieaberto.art.br

Conversa Aberta

conversa aberta | residência editorial

com Ruli Moretti

dia 15 de junho das 14h às 16h

 

Publicação

lançamento e distribuição segundo semestre de 2015.

  

Ateliê Aberto

www.atelieaberto.art.br

www.facebook.com/atelieaberto

henrique@atelieaberto.art.br

+55 19 3251 7937

Rua Major Solon, 911 – Cambuí

CEP 13024-091| Campinas – SP – BR


Deixe um comentário