A Quadra | Cecília Stelini

05/05/2005

Projeto de Intervenção da artista Cecília Stelini na Jornada Internacional “Na cidade sem meu carro”
Jornada: 2005

Realização: Secretaria de Transporte e EMDEC – Empresa de Desenvolvimento de Campinas

Produção: Ateliê Aberto

Coordenação de montagem: Samantha Moreira

De linguagem contemporânea, o projeto propõe a construção de um tapete com flores, pétalas e serragem sobre o chão das ruas, calçadas, jardins do quarteirão formado pelas ruas General Osório, Conceição, São Pedro e Antonio Cezarino localizadas numa área central da cidade que abriga o Centro de Convivência Cultural. Seu resultado visual final vai criar uma mancha arredondada que permeia o espaço físico dessa quadra tomando parte das ruas que serão fechadas para o trânsito normal.

Viabilizado pelo apoio de organismos do governo municipal (SETRANSP -  Secretaria Municipal de Transportes e EMDEC – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A) além de parcerias privadas que fazem parte de seu núcleo organizacional (Ateliê Aberto – produções contemporâneas) o projeto se funde ao conjunto das ações programadas para o dia 22 de setembro inserindo a cidade de Campinas num tipo de comemoração reconhecida e vivenciada internacionalmente por grandes centros urbanos preocupados com a acessibilidade e meio ambiente dos centros urbanos atuais.

Cecília Stelini, já há algum tempo, vem empregando em seu trabalho artístico a elaboração de tapetes com materiais e temáticas que nos remetem ao culto sagrado e cristão tanto quanto ocupam um espaço de convívio social, urbano e são criados pela ação coletiva de grupos de pessoas convidadas para a tarefa.

Dentre seus projetos recentes destacam-se: Bienal Naïfs do Brasil, Sesc Piracicaba, Mostra Mistura Fina, Projeto Arte Educação - Série Tapetes de Fé, 2004; III Bienal de Artes Visuais de São João da Boa Vista, Série Tapetes de Fé – Passagem para o Trem, 2002; 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea – Série Tapetes de Fé – Passagem para Fidelis, 2002.

A Quadra será elaborada com a colaboração de uma equipe de voluntários de diferentes ateliês da cidade além de instituições de ensino, escolas públicas e particulares locais que participarão de sua construção ao longo do dia 22. Estima-se uma quantidade de 16 mil flores para a extensão do projeto.

Partindo do encontro entre o fluxo urbano e as formas artísticas contemporâneas esse trabalho pretende estimular a ação conjunta entre arte, sociedade e política chamando a atenção para a consciência necessária sobre o uso excessivo do transporte particular na atualidade.

Essa preocupação que, já há bom tempo motiva estudos, re-planejamento urbano e remodelação das políticas públicas para as áreas urbanas tem sido foco do interesse das artes visuais.

A organização geral do projeto que conta com um sofisticado conjunto de profissionais do trânsito ligados à SETRANSP e à EMDEC, que estarão colaborando para as variadas ações culturais, sociais e artísticas planejadas para esse trecho urbano.

A Quadra, o Trânsito e a Arte Contemporânea em Campinas
Sylvia Furegatti
(doutoranda FAU-USP, artista-plástica)

A crescente preocupação com a acessibilidade e o fluxo do trânsito nas grandes cidades, já há algum tempo, tem se tornado ponto de interesse também para a produção artística contemporânea. Noções antes reservadas às esferas de discussão política e do urbanismo passam a integrar o discurso estético de projetos artísticos constituídos pela intervenção urbana ou pelas formas da chamada nova arte pública. Discussões sobre a qualidade de vida; a análise sobre os fluxos de pessoas, mercadorias, interesses individuais; integração de moradores de uma mesma vizinhança, dentre outros valores, estabelecem-se como repertório passível de ser estetizado pelas estratégias criativas da contemporaneidade abrindo uma nova frente de atuação e visibilidade para o papel e a produção do artista.

O interesse da Arte Contemporânea em aproximar-se da vida cotidiana dilui, ao longo do século XX, o valor dado ao objeto direcionando nossa atenção para eventos participativos que passam a acontecer em espaços abertos. Diante disso, a arte toma um direcionamento por projetos que admitem diferentes escalas pelo planeta, tanto quanto aspectos díspares como temática central: saúde, bem estar social, qualidade urbanística, revisão de modelos estético-artísticos, etc, agindo num ínterim entre arte e consciência urbana e social.

A mudança na organização estrutural dos modelos de trabalho no mundo atual, que impulsiona essa perspectiva artística descrita, possibilita o surgimento de diferentes organismos independentes do contexto empresarial mais convencional, tais como as O.N.G.s, proporcionando uma constituição bastante multifacetada de grupos, ações e projetos nos quais têm a arte um lugar quase sempre cativo.
Uma dessas organizações de trabalho, voltada para a ampliação da acessibilidade pública e conscientização do uso do carro nos grandes centros é representada no Brasil por instituições importantes como o Instituto Rua Viva de Belo Horizonte e a ANTP (Associação Nacional do Transporte Público) de São Paulo, que dentre outros, tem desempenhado um papel social de divulgação e educação contínua sobre esse tema, merecedor da prioridade de atenção por parte das pessoas que habitam as grandes cidades.

A convergência desses valores urbanos produziu seu primeiro resultado, via proposta artística, na cidade de Campinas com o projeto A Quadra da artista Cecília Stelini, realizado numa área central da cidade no último dia 22 de setembro, data internacional que propõe a escolha de um modo alternativo de transporte sem carro.

A cidade aderiu nesse ano às programações que já tem acontecido nos grandes centros internacionais desde 1998, com palestras, lançamento de cartilhas e uma série de eventos organizados por alguns departamentos públicos municipais diretamente ligados ao projeto. Comparativamente às pesquisas desenvolvidas nas atividades brasileiras que promoveram a Jornada na Cidade Sem Meu Carro ao longo desses últimos cinco anos percebeu-se, em Campinas, o início de um movimento de sensibilização além da própria apresentação da causa.

A Quadra
foi o projeto artístico agregado a esse evento. A proposta foi elaborada dentro do conceito de site specific art para o Bairro do Cambuí, área nobre da cidade, com alta densidade urbana motorizada. O lugar foi determinado por sua qualidade central, de grande fluxo urbano de pessoas e automóveis que circulam num dos metros-quadrado mais abastados da cidade de Campinas.

Essa situação aponta para o uso quase sempre individualizado de automóveis pelas pessoas de uma mesma família apesar da localização privilegiada dentro da vida cotidiana e ativa da cidade e o suposto grau de instrução e crítica elevado dessa parcela da população.

Diferentes quadras do bairro foram estudadas para a construção do projeto. A opção final foi a escolha de uma quadra circular do centro de convivência cultural de Campinas que abriga um edifício público assinado pelo arquiteto Fabio Penteado ladeado por uma praça arborizada. Com essa escolha todos os eventos programados para a jornada cívica municipal puderam otimizar sua viabilização concentrando as negociações necessárias no mesmo ponto urbano.

Muito antes disso, as linhas iniciais do projeto foram buriladas em longas discussões técnicas e estéticas nas reuniões de orientação do Ateliê Aberto de Campinas onde se sistematizou a intenção de articipação nesse circuito internacional de comemorações pelo Dia Sem Carro. A Quadra nasceu dessa troca de idéias e questionamentos dentre artistas sendo imaginada como um projeto que pudesse integrar outros ateliês da cidade e seus artistas num trabalho conjunto.

Dessa forma, Cecília Stelini elaborou o projeto constituído de um gigantesco tapete de serragem e pétalas de flores para o chão da praça e parte da via pública do lugar. O tapete tomou efetivamente as ruas, calçadas e jardins desse quarteirão formado pelas ruas General Osório, Conceição, São Pedro e Antonio Cezarino. Parte do acesso dos automóveis ficou interditada durante todo o dia dessa quinta-feira alterando sensivelmente o cotidiano daquele lugar. As reações foram diversas, mas o sentido final percebido com a intervenção foi extremamente positivo tanto para a finalidade cívica quanto para a proposição estética.

Os costumeiros passeios matinais de pessoas que moram na redondeza tanto quanto o trajeto rápido de executivos e trabalhadores que se utilizam desse percurso a pé ou mesmo de carro proporcionaram abordagens diretas que permitiram para os integrantes do projeto contabilizar expressões gerais de concordância com a proposta.

O resultado visual final criou uma mancha num tom vinho-vermelho que se fundia ao próprio piso da praça. No contraste com o cinza do asfalto das ruas ressaltava a idéia de um tapete suntuoso por onde passavam agora as pessoas ao invés de carros.
Cecília Stelini, já há algum tempo, vem empregando em seu trabalho artístico  a elaboração de tapetes com materiais e temáticas que nos remetem ao culto sagrado e cristão tanto quanto ocupam um espaço de convívio social, urbano e são criados pela ação coletiva de grupos de pessoas convidadas para a tarefa.

Para o projeto da Quadra participaram, ao todo, mais de 100 pessoas dentre artistas, funcionários públicos, estudantes de escolas próximas, voluntários organizados além de outros espontâneos que diante da proposta aderiram ao trabalho de construção do tapete ao longo do dia.

Ocupando uma área final de 4500 metros quadrados, aproximados 5000 quilos de serragem e 3500 botões de flores vermelhas a intervenção propôs uma interrupção gentil para um ponto crítico da vida no trânsito em Campinas.  Além de inserir a cidade num tipo de comemoração reconhecida e vivenciada internacionalmente por grandes centros urbanos, preocupados com a mobilidade e o meio ambiente, colaborou para sua atualização diante das formas contemporâneas de atuação artística.

Essa qualidade contemporânea aliada à inserção urbana propostas pelo projeto põe em evidência um ponto de discussão atual que começa a ser burilado pela pesquisa crítica e estética: a produção e sobrevivência de arte contemporânea fora dos centros consagrados de atuação em grandes capitais do país normalmente contempladas pela força e segurança de grandes instituições culturais.

A Quadra
nos dá a oportunidade de pensar sobre a descentralização e a significativa independência das instituições formais para se produzir arte. Essa condição criativa da arte atual promove aspectos importantes de democratização para artistas e público que escolhem viver e trabalhar em centros urbanos menores tanto quanto próximos às capitais importantes do país. Campinas vive essa condição, já há algum tempo, e tem indicado nos últimos anos, pela atuação independente de ateliês e projetos de intervenção efêmeros, um caminho possível para a requalificação de seu papel cultural.

A ação conjunta e equilibrada entre arte, sociedade e política inerente aos formatos dessa vertente contemporânea de intervenção artística urbana, tal qual proposto pela Quadra de Cecília Stelini, corrobora com a ressignificação do conceito de distância tão estudado pelos filósofos, arquitetos, geógrafos da atualidade.
Seja qual for a ordem; geográfica, social ou relativa ao aprimoramento da sensibilidade estético-artística, a distância entre arte e cotidiano tem suas configurações formais um pouco mais diluídas com essa proposta.

A iniciativa perceptiva artística apresentada pela Quadra convidava sua platéia, em parte desavisada, a interagir uma situação artística configurando novas e possíveis relações de uso entre as pessoas e os lugares urbanos, entre elas e as formas atualizadas de arte.

A integração entre praça e rua, pedestres e centro urbano, arte e políticas públicas, artistas de diferentes ateliês, como elementos presentes nesse projeto, traduzem o caminho definitivo da arte rumo ao acontecimento artístico, como espécie de emboscada estética enfatizando, em sua qualidade efêmera, uma importante condição de existência da arte diante dos códigos vigentes desse novo século.


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