79>09 > 30 anos > artes visuais > Ribeirão Preto

20/11/2010

20 de novembro de 2009 a 17 de janeiro de 2010

Artistas: Álvaro Nóbrega, Bassano Vaccarini, Dante Velloni, Francisco Amêndola, Hélio Martins, Leonello Berti, Maurilima, Odilla Mestriner, Pedro Manuel-Gismondi, Theodoro Paterno, Thirso Cruz, Waldomiro Sant’Anna, Cleido Vasconcelos, Eny Aliperti, Eurico Rezende, Jair Correia, Nívea Martins, Olavo Senne, Paló, Renata Vallada, Ubirajara Júnior, Weimar, Adda Prieto, Adriana Amaral, André Costa, Célia Soares, Cordeiro de Sá, Daré, Fernando Dias, Gabriel Nehemy, Geraldo Lara, Iolanda Marchesi, Ithamar Vugman, Juliana Cassab, Leonardo Rodrigues, Lucas Arantes, Macalé, Marcelo Dias, Marcelo Maimoni, Renata Lucas, Renato Andrade, Rubens Salles Guerra, Silvia Jábali, Sofia Borges, Sueli Reis, Vera Barbieri.

Local: Museu de Arte de Ribeirão Preto

Curadoria: Samantha Moreira com participação do coordenador do Marp, Nilton Campos no projeto em Ribeirão Preto.

Um projeto de artes visuais sem precedentes se desenvolve simultaneamente em Campinas e Ribeirão Preto. Iniciativa do Portal EPTV.com, com apoio do Ministério da Cultura (MinC) e realização da Direção Cultura e Ateliê Aberto Produções Contemporâneas, 79>09 reúne as obras e os artistas que marcaram e vêm marcando as três últimas décadas da produção artística em ambas as cidades.

O resultado dessa compilação poderá ser conferido em duas grandes exposições que abrem dias 19 e 27 de novembro, no Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (Marp) e no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc), respectivamente, com obras selecionadas dos acervos dos museus, além dos próprios artistas e de outras instituições.

Outro grande diferencial do 79>09 é o uso de plataformas digitais para registrar o desenvolvimento do projeto e a criação de um patrimônio imaterial sobre as artes visuais nas duas cidades, com reportagens, entrevistas, artigos, pesquisas, biografias, vídeos, reproduções das obras e making of.

Esse conteúdo pode ser conferido no hot site eptv.globo.com/7909/, dentro do Portal EPTV.com, onde também se acessa o blog com os bastidores das entrevistas e processo de curadoria e o Flickr com o making of, criando uma interlocução entre curadoria, artistas e público.

Mesmo após o encerramento das exposições, o conteúdo virtual criado por equipes de Campinas e Ribeirão Preto poderá ser expandido com a participação direta dos artistas e internautas na construção dessa memória virtual e coletiva, com a inserção de novos textos, críticas, exposições e reproduções de obras.

 


Deixe um comentário