1001tardes

31/03/2011

31 de março de 2011
lançamento da publicação Espaços Independentes + coleção MACBA e CCBB

No último dia do mês de março, o Ateliê Aberto inaugura o 1001tardes, trazendo o lançamento da publicação «Espaços Independentes», projeto do Ateliê 397 [SP]; e abrindo para pesquisa duas coleções deliciosas que passam a integrar nossa biblioteca, do Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona [MACBA] e do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília [CCBB].

Espaços Independentes
Livro contemplado pelo edital Conexão Artes Visuais – MinC Funarte Petrobras

Uma das grandes questões da produção artística contemporânea é como manter um espaço de arte independente, isto é, um espaço que não esteja necessariamente ligado ao poder público ou a instituições privadas. A publicação Espaços Independentes chega para construir um panorama que permita ao leitor ver como cinco espaços geridos e administrados por artistas, críticos e curadores conseguem se manter no sistema de arte, como funcionam, que tipo de atividades realizam, como se inserem na cidade, como se relacionam com os artistas e de que maneira pensam sua própria atuação. O livro foi lançado no dia 11 de novembro de 2010, no Ateliê 397.

O Ateliê Aberto participa do último capítulo apresentando sua visão de como um espaço de arte e criação contemporânea deve se relacionar com seu entorno. No lançamento, representantes do Ateliê 397 estarão presentes para uma conversa aberta sobre a publicação, o projeto, o processo e o resultado. Aos participantes da conversa, serão distribuídos 30 exemplares (por ordem de
chegada).

Lançamento da coleção MACBA e CCBB
Mapeado pelo Museu de Arte Contemporáneo de Barcelona como espaço cultural independente de auto-gestão, o Ateliê Aberto participa de um programa de intercâmbio que inicia-se com a troca de publicações: foi enviado à Barcelona nosso material impresso, que agora está disponível para consulta no Centro de Estudos do Museu, e recebemos, para integrar nossa biblioteca, uma coleção de publicações dos projetos do MACBA. Este mapeamento dará origem a uma rede de organizações da arte que devem operar, num próximo momento, como parceiras em projetos internacionais. Em breve, este mapeamento, com informações de cada espaço, poderá ser visualizado no site do MACBA.

Após trabalhar em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, em 2010, o Ateliê Aberto recebeu como doação uma coleção de publicações incríveis dos últimos projetos realizados pela instituição.

Proposta do Ateliê Aberto
Pensando em ampliar a experiência do contato com este material, estará disponível uma câmera fotográfica através da qual as pessoas poderão registrar possibilidades de leitura da experiência como um todo e das próprias publicações. Esta documentação será postada na página do Ateliê Aberto no Facebook.
Em breve, a lista de títulos de nossa biblioteca estará disponível em nosso site.

Tags:


Deixe um comentário